AS REDES SOCIAIS PELO VIÉS PSICANALITICO

A    sociedade contemporânea é marcada pelas grandes transformações na área da informática. É grande o numero de pessoas que passam grande parte de seu tempo nas redes sociais. Nestas redes sociais as pessoas criam vínculos e relações com pessoas que teriam algum tipo de afinidade. As redes sociais surgiram como um grande facilitador da comunicação e com isto é possível que as pessoas possam expressar o que estão sentindo e vivenciando. A tecnologia pode interferir e realizar modificações nos padrões de subjetivação de cada sujeito.

Através deste viés surgem muitos questionamentos com relação a estes vínculos que são estabelecidos. As pessoas estão cada vez mais conectadas as redes sociais, que se tornou algo de muita importância em nossa sociedade, chegando a se tornarem essenciais. Podemos observar através das redes sociais, quanto as pessoas necessitam da opinião e aprovação das outras pessoas sobre elas mesmas. O mundo virtual se tornou um mundo de aparências , onde todos tentam passar a imagem de serem felizes e perfeitos. Surgiu o desejo nas pessoas de se tornarem objeto de desejo do outro. Sendo assim fazemos constante uso de mascaras, pelo fato de necessitar da aprovação do outro.

Para a psicanálise todas as relações são mediadas pela ordem da fantasia. A fantasia é uma armadilha do olhar do sujeito, o qual se deixa fascinar, enganar, pois considera o quadro da fantasia sua janela para o mundo. As pessoas utilizam as redes sociais para buscar o objeto faltante, o objeto causa de desejo. É acaba tendo grandes interferências no modo pelo qual as pessoas se relacionam com as outras. Estas redes proporcionam as pessoas conseguirem realizar seus desejos, o que muitas vezes não conseguem realizar no mundo real.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s