Relacionamentos

Somos um ser social, no qual temos a necessidade de nos relacionarmos com outras pessoas, e com isto alcançamos muitos níveis de relações, desde amizade ate as relações amorosas.
O que nos diferencia dos outros animais é nossa capacidade de refletir, resolver problemas e a capacidade de nos expressarmos simbolicamente e com isto conseguirmos nos comunicar de forma efetiva. Por isto é um momento de muita importância quando desenvolvemos a capacidade de representar simbolicamente.
Cada um de nós somos seres únicos, cada um de nos trazemos em nossa subjetividade aspectos de personalidade que nem um outro traz.
Podemos dizer que nas relações amorosas ocorre a tentativa de união das diferenças, pois apenas podemos amar o outro no que ele é diferente de nos, pois se o amar-mos no que ele é igual a nos não estaríamos amando o outros mas sim a nos mesmos representados no outro.
Nós relacionamentos para que ele caminhe de forma harmoniosa e feliz é necessário que o casal dialogue de forma a respeitar a individualidade de cada um. É de fundamental importância respeitar o outro em suas diferenças para que não haja muitos desentendimentos.
O dialogo é forma de compreender as diferenças do outro e não para eu impor minha opinião deixando de lado o ponto de vista da pessoa.
Não podemos achar que somos portadores da verdade absoluta, devemos ter humildade para reconhecer que o outro tem muito a contribuir para um relacionamento melhor e mais feliz, e só alcançaremos isto se nos abrirmos para ouvir o que o outro tem a dizer, dar liberdade para que ele traga a sua visão de relacionamento e expresse seus sentimento de forma livre e sem repressão.
Como nós relacionamentos surgem as diferenças, é necessário que o dialogo esteja presente para que possam chegar a um consenso através da negociação.
Para se construir como casal é muito importante ter a competência emocional  de utilizar o dialogo como ferramenta para obter o entendimento mutuo. Ter a liberdade de olhar nos olhos do outro e dizer “eu não concordo com você nisto, mas eu te amo e respeito o seu ponto de vista”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s